O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), disse que a solução para os problemas do serviço de saúde pública da Capital é a realização de jogos da Seleção Brasileira de futebol todos os dias do ano. A fala, em tom irônico, foi feita quando ele comentava as imagens de unidades de saúde da cidade vazias durante as partidas.
“O melhor remédio para a saúde, principalmente no caso das UPAs, é ter jogo de futebol na Copa do Mundo em todos os dias do ano, possivelmente. Aí eu acho que vai ter uma melhoria na qualidade da saúde das pessoas”, afirmou o prefeito.
A fala é em resposta a um questionamento sobre imagem compartilhada pelo gestor em suas redes sociais na última sexta-feira (19), mostrando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon praticamente vazia durante a partida entre Brasil e Haiti.
“A UPA vazia e o Brasil ganhando o jogo. Acontece às vezes uma pequena coincidência, que durante os jogos as UPAS ficam vazias, mas é uma pequena coincidência. Cada vez que tem um jogo do Brasil, as pessoas estão mais saudáveis e a gente fica feliz com isso”, afirmou o prefeito.
Não é a primeira vez que Abilio comenta o cenário de UPAs vazias. Conforme a administração municipal, as unidades de saúde têm o “histórico” de receberem menos pacientes às segundas, terças e às vésperas de feriados.
Ele chegou a proibir que pacientes em situação que não fosse considerada grave recebessem atestados nessas unidades. Além disso, chegou a determinar a suspensão do Prêmio Saúde dos servidores da Secretaria Municipal da Saúde que apresentassem atestados médicos. Trata-se de uma gratificação em recompensa pelo batimento de metas nas unidades assistenciais.
“A gente comemorou duas coisas: que as pessoas estavam bem de saúde e que o Brasil ganhou o jogo, então excelente. Enquanto o Brasil ficar ganhando jogos e avançando na Copa, a saúde pública agradece que todo mundo vai ficando bem”, concluiu o prefeito.