O assessor parlamentar João Matheus França Pereira, lotado no gabinete do vereador por Cuiabá Jefferson Siqueira (PSD), foi exonerado do cargo, nesta segunda-feira (3). Ele foi preso em flagrante, no fim de semana, no bairro Dr. Fabio I, na capital, com carro furtado, arma e drogas. Após audiência de custódia, ele foi liberado.
João Matheus, que ocupava cargo de Assessor Parlamentar Externo VII, com salário de R$ 2.800, foi preso na noite de sexta-feira (1) por receptação, furto, posse irregular de arma de fogo e uso ilícito de drogas. Conforme os autos, a equipe da Rotam recebeu informações de que o funcionário de uma empresa, de nome Emerson Pedroso da Luz, havia furtado do pátio um veículo VW TCROSS de placa RRP-1G67. Foi relatado ainda que recentemente houve o furto de outro automóvel, já recuperado, e que o autor do crime também seria Emerson da Luz.
A equipe conseguiu localizar o suspeito, que confessou o furto inclusive de outros veículos do pátio da empresa, como o veículo Uno, uma Hilux, um Civic e outro T-Cross. Ele ainda citou que havia deixado o T-Cross com seu primo, João Matheus, mas devolveu os outros automóveis.
Os policiais foram até o local indicado e encontraram o veículo VW em frente a uma casa noturna. O carro estava com o capô e o para-lama direito amassados. O condutor foi identificado como João Matheus. No interior do carro havia uma arma garrucha calibre .32 com duas munições, sendo uma delas deflagrada, e 23 munições calibre .38. Na noturna foram localizados entorpecentes atribuídos ao ex-assessor.
Em análise do caso, o juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto considerou que o homem não tem outras passagens criminais ou conduta que justificasse a manutenção da prisão. Assim, revogou a prisão e emitiu o alvará de soltura.
A exoneração foi publicada nesta segunda-feira e o vereador Jefferson ainda não comentou o caso.